Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Labegen Logotipo Embrapa

Principal » Projetos » Descrição do Projeto

Seleção genômica para resistência ao carrapato bovino - Rhipicephalus (Boophilus) microplus - nas raças Hereford e Braford


Descrição: Entre as principais causas de perdas produtivas em bovinos está o carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus, um ácaros hematófago obrigatório distribuído em todo território nacional, que provoca diminuição de desempenho pelo hematofagismo, desvalorização do couro, altos gastos com insumos e transmissão de outros agentes etiológicos. A presente proposta visa integrar as competências e as estruturas da Conexão Delta G, uma associação de criadores de Hereford, Braford e Nelore com fazendas em sete estados do país envolvendo aproximadamente 290.000 cabeças, por meio de seus criadores, técnicos e rebanhos, e da Rede Genômica Animal, através de seus pesquisadores, conhecimentos e infraestrutura instalada, para viabilizar o avanço do conhecimento nos mecanismos genéticos de resistência a carrapatos em bovinos e o desenvolvimento de métodos e estratégias para combinar ferramentas de genética quantitativa e molecular para seleção genômica de animais mais resistentes a esse parasito. A estratégia da proposta envolve desenvolver procedimentos e protocolos para qualificar a coleta de dados de contagem de carrapato e realizar capacitações de técnicos e produtores, os quais efetuarão as avaliações fenotípicas e coletas de amostra de sangue em nível de fazenda. Essa amostragem incluirá pelo menos 2.000 animais das raças Hereford e Braford, com dados de genealogia e controle de produção e os registros coletados serão estruturados em banco de dados e utilizados para estimar parâmetros e valores genéticos para infestação por carrapato na população. A amostra total será dividida com base nas famílias de touros-pais em dois grupos o menos aparentado possível. Uma sub-amostra de 1.500 animais será usada para identificar marcadores moleculares de polimorfismos de base única (SNP) em desequilíbrio de ligação (associados) com genes responsáveis à resistência a infestação por carrapatos e o restante dos dados será usado para fazer a validação do painel de marcadores descobertos na prime.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Gradução: (2) / Mestrado acadêmico: (1) / Doutorado: (1) .

Integrantes: Alexandre Rodrigues Caetano - Integrante / Luciana Correa de Almeida Regitano - Integrante / Marcos Vinicius G B Silva - Integrante / Claudia C G Gomes - Integrante / Fernando Flores Cardoso - Coordenador.

Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.Número de orientações: 4