Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Labegen Logotipo Embrapa

Principal » Projetos » Descrição do Projeto

Ferramentas e Métodos Estatísticos para Prospecção de Genes Associados a Características de Interesse Econômico em Animais Pecuários


Descrição: O conhecimento e as metodologias para análise estatística de dados genômicos estão avançando em ritmo extremamente acelerado, acompanhado o intenso desenvolvimento da biotecnologia. Este projeto tem por objetivo incorporar, adaptar, desenvolver e disponibilizar ferramentas e métodos de análise estatística para prospecção de genes em populações experimentais e comerciais de animais pecuários. Serão inicialmente incorporados e adaptados procedimentos que permitam utilizar métodos baseados no estado da arte para análise imediata dos dados gerados em experimentos de genotipagem em larga escala da marcadores de polimorfismo de base única (SNP) e de expressão gênica em microarranjos. Paralelamente, esforços serão direcionados para o avanço do conhecimento e o desenvolvimento de metodologias que permitirão melhor recuperar a informação contida em dados genômicos para prospecção de genes e, desta forma, refinar as análises preliminares baseadas no estado da arte. Serão contemplados ferramentas e métodos para identificar associação entre marcadores genéticos e fenótipos de interesse, inclusive características longitudinais, via varreduras genômicas e estudos de associação; para análise de dados de expressão gênica em alta escala com microarranjos para identificação de genes cuja expressão diferencial está associada a características de interesse econômico e para identificar redes de regulação da atividade gênica e possíveis rotas metabólicas associadas a características de interesse econômico em animais pecuários. Para isso, a estratégia será de mobilizar a capacidade técnica dos pesquisadores de genética e métodos quantitativos da Embrapa aliados a colabores externos e a melhoria de infra-estrutura de computação de Unidades chaves dentro da proposta, trabalhando em conjunto com um projeto de bioinformática, na instrumentalização de projetos de genotipagem em massa e expressão gênica em larga escala. Inicialmente os clientes imediatos serão os projetos que compõem a Rede de.

Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Alunos envolvidos: Gradução: (2) .

Integrantes: Juan Pedro Steibel - Integrante / Roberto Augusto de Almeida Torres Junior - Integrante / Alexandre Rodrigues Caetano - Integrante / Marcos Vinicius G B Silva - Integrante / Samuel Rezende Paiva - Integrante / GIACHETTO, P.F. - Integrante / Roberto Hiroshi Higa - Integrante / YAMAGISHI, M.E.B. - Integrante / Fernando Flores Cardoso - Coordenador.

Financiador(es): Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Auxílio financeiro.

Número de produções C, T & A: 14 / Número de orientações: 4