Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Labegen Logotipo Embrapa

Principal » Projetos » Descrição do Projeto

Plano de Ação Associado: Características bioeconomicas e eficiência dos sistemas de produção. Projeto: Sistemas Pastoris de Produção de Leite: avaliação da adequação dos biotipos à sistemas com diferentes graus de intensificação.


Descrição: No delineamento de programas de melhoramento genético animal, para maior eficiência na seleção é imprescindível determinar o valor econômico de cada característica biológica para o sistema de produção. Essa primeira e mais importante decisão no programa de melhoramento consiste na determinação dos objetivos de seleção.

Essa determinação de objetivos de seleção (conjuntos de características biológicas de importância econômica para o sistema de produção) e posteriormente a identificação de critérios de seleção (caracteres efetivamente medidos nos animais e usados para cálculo dos valores genéticos; p.ex. produção de leite, idade ao primeiro parto, dias em aberto, etc.) e seus valores econômicos relativos, para o melhoramento de bovinos leiteiros em sistemas pastoris, terá que ser feita separadamente para cada raça e biotipo de animal (variação de tamanho pequeno a grande) e nível de intensificação do sistema de produção a pasto. Isto devido a que os valores econômicos das características poderão variar entre os diferentes sistemas de produção numa mesma região, além de, naturalmente ao longo do tempo, caso haja mudanças de mercado.

Para determinar objetivos de criação, é necessário que primeiro seja desenvolvido um modelo bio-econômico descrevendo o processo produtivo. Para tanto este plano de ação buscará informações derivadas dos demais planos de ação do projeto referentes aos diferentes sistemas de produção e relacionará o seu resultado econômico com o tipo de animal e suas características biológicas. Uma vez que os parâmetros zootécnicos, tamanho dos animais e os valores de mercado estarão sujeitos a variações, especialmente em médio e longo prazo, a sensibilidade dos valores econômicos derivados a essas variações será avaliada por meio de análise de sensitividade.