Portal do Governo Brasileiro
Logotipo Labegen Logotipo Embrapa

Principal » Ferramentas de Genética

Ferramentas de Genética e Genômica

Software INTERGEN 1.2

Descrição:

O programa computacional INTERGEN foi desenvolvido pela Embrapa Pecuária Sul em linguagem Fortran 90/95 com capacidade de implementar modelos hierárquicos de Bayes e estimar seus parâmetros por meio de métodos Monte Carlo via Cadeias de Markov (MCMC) (SORENSEN; GIANOLA, 2002). Esses modelos contemplam uma diversidade de situações abordadas em estudos de genética quantitativa, utilizando dados de desempenho de animais domésticos, incluindo: incerteza de paternidade na presença de acasalamentos com reprodutores múltiplos, estrutura populacional com múltiplas composições raciais - populações cruzadas, interação genótipo-ambiente, heterogeneidade de variância residual e robustez a dados extremos.

Vantagem Diferencial:

Apesar de permitir modelagem complexa, possui uma interface bastante simples, sendo controlado por um arquivo de parâmetros ("parameterfile"), o qual contém as informações sobre os arquivos de dados e de pedigree, sobre os efeitos no modelo e sobre a cadeia MCMC a ser implementada. As descrições apresentadas no manual (disponível para download abaixo) são baseadas em uma versão compilada para Windows, acionada através de uma janela do Prompt de Comando do DOS. Entretanto, o programa pode ser compilado e rodado também em ambiente Linux e Unix, tanto em estações de trabalho, quanto computadores pessoais.

Problema/Classificação:

Software

Download:

Responsável:







DESENVOLVIMENTO DE SOFTWARE DE VALORAÇÃO ECONÔMICA DAS CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS PARA DIRECIONAR O MELHORAMENTO GENÉTICO DOS OVINOS

Descrição:

A ovinocultura é uma das principais atividades pecuárias desenvolvidas no Brasil. O incremento da produtividade e lucratividade da atividade está vinculado ao melhoramento genético dos animais. Para tanto, os objetivos de seleção devem compreender características que exercem influência nos custos e/ou receitas, impactando no resultado econômico dos sistemas produtivos. No entanto, os programas tradicionais de avaliação genética ainda utilizam meios subjetivos e pouco eficientes para definir as características alvo da seleção. Por outro lado, o foco do melhoramento em cada rebanho deve considerar seu sistema de produção e mercado. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver um sistema web inovador de valoração econômica das características biológicas para direcionar o melhoramento genético dos ovinos. Por meio de revisão de literatura e entrevistas com produtores foram caracterizados os sistemas produtivos modais do Rio Grande do Sul e da região Nordeste do Brasil, sendo realizada análise econômica da atividade e determinação do valor econômico de cada característica produtiva.


No desenvolvimento do layout das páginas e na estruturação das mesmas utilizou-se de HyperText Markup Language (HTML) e depois de todas as páginas já definidas foi possível deixá-las com único layout através da linguagem Cascading Style Sheets (CSS). A linguagem utilizada para deixar as páginas dinâmicas foi a Hypertext Preprocessor (PHP), sendo utilizada no sistema para conexão com o banco de dados, para o processo de cálculos, a validação de usuário e a segurança de dados. Uma vez que um número grande de variáveis estavam sendo manipuladas simultaneamente foi necessário utilizar o conceito de programação orientada a objeto e de sessões do PHP. Já nas consultas, adicionar, excluir e alterar dados no banco de dados usou-se scripts de Structured Query Language (SQL). A página foi subdividida em três categorias de acesso: visitante, usuário e administrador. Visitante não tem conta registrada no sistema assim tendo acesso apenas em informações sobre a ferramenta e efetuar contatos. O nível de usuário pode fazer cadastro e alterações de valores econômicos e gerar cálculos sobre os valores econômicos cadastrados. Com o nível administrador terá acesso no cadastro e na alteração de índices econômicos para ser utilizado nos cálculos de valoração. Através dessa ferramenta web, o produtor pode definir o nível zootécnico do seu rebanho, características do seu sistema de produção e mercado, alterando parâmetros do modelo de análise econômica e resultando na determinação dos valores econômicos para orientar o melhoramento genético das características mais importantes no seu caso específico. Conclui-se que a utilização deste sistema inovador contribuirá para direcionar o melhoramento genético de ovinos no sentido de identificar e selecionar reprodutores que resultem no aumento da lucratividade dos sistemas de produção em diferentes regiões do Brasil.

Acesso

  • Efetuar Login no Site do Laboratório e clicar no menu superior em Links Logado ou acesse o link.